31/01/18 às 14h03 - Atualizado em 19/04/18 às 17h28

ENDEREÇO –  EPTG NORTE – ÁGUAS CLARAS – DF – CEP 71921-000

FONE – (61) 3961 – 4800

EMAIL – roac@casamilitar.df.gov.br

A construção da nova capital

A construção da nova capital (Brasília) teve início em abril de 1956, no comando do então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, com a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP). É interessante destacar a necessidade de abastecimento da nova capital e as dificuldades em tornar o Cerrado produtivo: esta era uma das preocupações manifestas do presidente Juscelino Kubistchek.

Criação das Granjas modelos

A necessidade de abastecimento da nova capital fez com que fossem criadas Granjas-Modelo. Segundo edição do Diário de Brasília, elas tinham como objetivo assegurar o abastecimento básico dos atuais habitantes e ser referência de exploração avícola para auxiliar e incentivar o desenvolvimento de pequenas granjas particulares.

Em 1958, inicia-se o processo licitatório para a construção das Granjas Avícolas-Modelo (GM) no futuro Distrito Federal, pela Novacap.

As Granjas Avícolas-Modelo:

* Tamanduá – GM 01

* Ipê – GM 02

* Torto – GM 03

* Riacho Fundo – GM 04

* Águas Claras – GM 05

As primeiras Granjas Avícolas-Modelo foram inauguradas ainda em 1959: GM 01 Tamanduá; Ipê – GM 02; Torto – GM 03; Riacho Fundo – GM 04.

Residência Oficial do Governo do Distrito Federal

A GM 05 foi construída em 1961 e, inicialmente, serviu de residência do presidente da Novacap, Randall Espírito Santo. A mesma residência teve várias designações: Granja Modelo 5, Residência Vicente Pires, Granja Águas Claras e finalmente, Residência de Águas Claras, denominação que perdura até hoje.

Durante a década de 1960, as granjas-modelo, a despeito de sua estrutura agrícola – constituída de dormitórios, estábulos e outros elementos associados àquele fim, foram também utilizadas como residências de campo de altos funcionários da Novacap e da então prefeitura do Distrito Federal em eventos sociais. Naquele mesmo período, a GM 05 – Águas Claras, tornou-se a residência oficial do prefeito de Brasília, e, mais tarde, residência do Governador do Distrito Federal. A primeira menção oficial à Granja-Modelo Águas Claras como residência oficial da chefia do executivo de Brasília está registrada no DODF de 21/03/1968.

Durante todos esses mais de cinquenta anos, a Residência tem sido sede de diversos eventos do alto escalão do Governo do Distrito Federal e do executivo federal, em alguns momentos pontuais.

Fotos históricas da Residência Oficial de Águas Claras

fotos da Residência Oficial de Águas Claras

Referências: Arquivo Público do Distrito Federal

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________